Em alusão à campanha Outubro Rosa – mês dedicado para a conscientização e prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Del Condor, realizou na última semana, uma roda de conversa sobre o tema: “Outubro Rosa: Prevenir é a melhor forma de cuidar”, ministrada pela enfermeira Thais e estagiária Gleice; ambas da UBS Águias. O encontro orientou as usuárias dos serviços sociassistenciais sobre importância da prevenção, bem como aconselhamento sobre os exames essenciais e de rotina para as mulheres, a mamografia e preventivo – que devem ser realizados anualmente. “As usuárias tiraram as dúvidas em relação aos exames realizados e também sobre os tipos de câncer que acometem as mulheres. A UBS disponibilizou a réplica de uma mama para que cada uma pudesse tocar e sentir como são os nódulos que podem aparecer nas mamas”, disse Joannes Gabriela, coordenadora do CRAS Del Condor. Relato – Uma das participantes fez seu relato sobre o tratamento contra um câncer no intestino. Ela frisou a importância do autocuidado em todo o processo. “Geralmente cuidamos dos outros e priorizamos o trabalho e vamos nos deixando de lado e não pode”, alertou. Fortalecendo os atendimentos, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza atendimentos preventivos, com coleta de exames e agendamentos para mamografia. É importante procurar a UBS de referência para maiores informações. “Foi um momento extremamente importante e de muita informação, além de esclarecimento de dúvidas e partilha entre as participantes”, falou a enfermeira Thais.
Estiveram presentes cerca de 20 mulheres que são atendidas no CRAS Del Condor. Ao final da palestra fora servido um delicioso café.