O Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas, está finalizando os preparativos para a Campanha Outubro Rosa, uma mobilização internacional focada na conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero. O objetivo da campanha é promover a prevenção, detecção precoce e o diagnóstico dessas doenças, fortalecendo o cuidado com a saúde das mulheres.
A abertura oficial das atividades acontecerá no dia 1º de outubro, às 9h, no Cisam, com a presença do prefeito Sérgio Onofre, do secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr., e demais autoridades. Ao longo do mês, várias ações serão promovidas para ampliar o acesso das mulheres a exames preventivos e informações sobre o câncer. Entre os destaques estão:
Além do Cisam, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também participarão da campanha, oferecendo rodas de conversa, consultas e exames preventivos. Segundo o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr., a campanha tem como foco principal a prevenção, mas também busca sensibilizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero.
"Nosso objetivo é ampliar o acesso aos cuidados preventivos e garantir que mais mulheres tenham acesso aos exames e consultas essenciais para a detecção precoce dessas doenças", afirmou Paludetto Jr.
O cronograma completo das atividades da Campanha Outubro Rosa em Arapongas será divulgado nas próximas semanas.