A Companhia Paranaense de Energia (Copel) garantiu nesta segunda-feira (18) a renovação das concessões de suas três maiores usinas hidrelétricas por mais 30 anos. A assinatura dos contratos ocorreu na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, e contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e do presidente da Copel, Daniel Slaviero.
As hidrelétricas de Foz da Areia, Segredo e Salto Caxias foram as beneficiadas pela renovação, assegurando a continuidade de um ativo essencial para o fornecimento de energia no Paraná. Juntas, essas usinas representam 64% da capacidade instalada de geração de energia elétrica da Copel, somando uma potência total de 4.176 megawatts. O custo para a renovação das concessões, que garante a operação por mais três décadas, foi de R$ 4,1 bilhões.
"O Paraná continua na vanguarda da geração de energia limpa, assegurando o crescimento econômico e a sustentabilidade", destacou o governador Ratinho Junior. Ele enfatizou a importância da renovação para o estado, que responde por 18% da energia gerada no Brasil.
Daniel Slaviero, presidente da Copel, celebrou a renovação como um marco para a companhia. Ele ressaltou que a decisão proporciona estabilidade para o negócio, especialmente com a renovação antecipada das concessões, que seriam encerradas ao longo dos próximos oito anos. "Este ato é fundamental para manter a Copel como um dos principais agentes de geração de energia no Brasil nas próximas décadas", afirmou.
Além da renovação, as hidrelétricas poderão participar de leilões para ampliação de suas capacidades, promovidos pela Aneel. A Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz da Areia), que atualmente gera 1.676 megawatts, pode aumentar sua potência para 2.536 MW. Já a usina de Segredo está em estudos para quase dobrar sua capacidade, potencialmente atingindo 2.526 MW.
A renovação das concessões ocorre em um momento importante para a Copel, que recentemente atingiu a meta de 100% de descarbonização de sua matriz energética um ano antes do prazo estabelecido. Com isso, todas as fontes de geração de energia da companhia agora são renováveis, incluindo hidrelétrica, eólica e solar.
O governador Ratinho Junior destacou o compromisso do Paraná com a geração de energia limpa e sustentável, ressaltando que a política estadual alia sustentabilidade com desenvolvimento econômico. "O Paraná tem a responsabilidade de ser o maior gerador de energia do Brasil, e fazemos isso de maneira limpa e responsável", afirmou.
A cerimônia de assinatura contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o secretário de Comunicação do Paraná, Cleber Mata; o vice-presidente de Regulação e Mercado da Copel, André Gomes; o diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Bertol; e o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa. O evento marcou um passo importante para o futuro energético do Paraná, garantindo a segurança e a sustentabilidade na geração de energia por mais três décadas.
Com a renovação das concessões, a Copel se prepara para continuar expandindo sua capacidade de geração de energia, com um foco claro em sustentabilidade e inovação. A continuidade das operações nas usinas de Foz da Areia, Segredo e Salto Caxias é vista como fundamental para o desenvolvimento econômico do estado, que segue liderando a geração de energia limpa no Brasil.
A Copel, agora, aguarda os próximos leilões de capacidade, nos quais poderá consolidar ainda mais sua posição como uma das principais empresas de energia do país, reforçando seu papel estratégico no setor elétrico nacional.


