O prefeito eleito de Arapongas, Rafael Cita, confirmou nesta segunda-feira (9) o nome de Carlos Eduardo Arruda, conhecido como “Kadu”, para assumir a Secretaria Municipal da Saúde. A escolha reflete o compromisso com a continuidade e o avanço das políticas públicas no setor, considerado prioritário para a nova gestão.
“Kadu tem uma longa trajetória como profissional da saúde, conhecendo não apenas a estrutura do sistema, mas também as necessidades da população que depende do atendimento público. Ele tem tudo para ser um grande secretário, e estamos felizes com sua decisão de aceitar essa missão”, destacou Rafael Cita.
Atualmente, Kadu é coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Arapongas. Ele afirmou que recebeu o convite no mês de novembro, mas precisou de tempo para ajustar detalhes antes de aceitar o cargo. “Fiquei honrado com o convite feito pelo Rafael Cita. Ao mesmo tempo, sei do tamanho da responsabilidade que essa função traz. Nosso desafio será manter os avanços conquistados pelo atual secretário, Moacir Paludetto Júnior, e pelo prefeito Sérgio Onofre, enquanto buscamos soluções para demandas represadas”, disse.
Entre os principais pontos de atenção, Kadu destacou a necessidade de reduzir a fila de exames e consultas. “Precisamos agilizar esse processo, seja por meio de parcerias, aquisição de serviços ou outras alternativas. Vou iniciar uma série de reuniões com o prefeito eleito, diretores, prestadores de serviço e demais envolvidos para começar janeiro com decisões concretas”, adiantou.
Com uma trajetória sólida na área da saúde, Kadu reúne formação e experiência que o credenciam para o cargo. Ele é bacharel em Enfermagem pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e possui diversas especializações, incluindo:
Além disso, Kadu é professor e coordenador do curso Técnico em Enfermagem no Colégio Estadual Antônio Garcez Novaes, em Arapongas.
“Conheço a estrutura e os trâmites burocráticos, mas também conheço a dor de quem precisa de atendimento”, ressaltou Kadu, reforçando sua intenção de implementar uma gestão voltada ao cuidado humanizado e à eficiência nos serviços.
A posse de Kadu marcará o início de um novo capítulo para a saúde pública de Arapongas, com foco em melhorias e inovação no atendimento à população.