Prefeitura de Arapongas intensifica combate à dengue no Jardim Aeroporto

Por
3 Min

A Prefeitura de Arapongas, por meio do Controle de Endemias, realizou nesta quarta-feira, 8 de janeiro, uma grande ação de combate à dengue no Jardim Aeroporto. A intervenção foi motivada pelo aumento significativo de casos de dengue na região, que tem preocupado as autoridades locais.

Conforme o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, a ação foi planejada após o levantamento de dados que indicam a alta de notificações e confirmações da doença no bairro. “Temos observado um aumento considerável dos casos positivos de dengue aqui no Jardim Aeroporto. Por isso, mobilizamos nossa equipe de agentes e fomos a campo, realizando visitas casa a casa, em terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, além de intensificar a fiscalização nesses locais”, explicou Pardini.

A intervenção de bloqueio abrangeu 19 quarteirões, com um raio de ação de cerca de 300 metros, tendo como ponto de partida a praça da Igreja Guadalupe. O último boletim epidemiológico registrou 12 casos confirmados de dengue na região, com outras 10 notificações em andamento, podendo chegar a 20 casos positivos. Diante dessa situação, o coordenador reforçou a importância do envolvimento da população. “É fundamental que todos eliminem criadouros do mosquito Aedes aegypti, realizando a limpeza e manutenção adequada de seus espaços”, alertou Pardini.

Além da ação de bloqueio, os agentes realizarão a aplicação de inseticida em 400 imóveis da região, incluindo residências, espaços públicos e outros locais de risco. O objetivo é combater o mosquito transmissor da dengue e prevenir o avanço da doença na cidade.

Fiscalização e Denúncias

O Controle de Endemias de Arapongas também orienta a população a denunciar casos de descarte irregular de lixo e situações que favoreçam a proliferação do mosquito. A população pode fazer denúncias através do telefone 3902-1079, contribuindo para o controle da epidemia.

Dicas de Prevenção

Para ajudar no combate à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a tomar algumas medidas preventivas simples, como:

  • Eliminar a água parada em vasos de plantas, tambores e garrafas.
  • Manter caixas d'água, poços e cisternas bem tampadas e limpas.
  • Retirar água acumulada de pratos de plantas e outros utensílios.
  • Lavar frequentemente bebedouros de animais e calhas.
  • Manter piscinas tratadas com cloro ou cobertas adequadamente.

Além disso, é essencial que os moradores permitam o acesso dos agentes de controle de zoonoses em suas residências para o trabalho de fiscalização e prevenção.

O trabalho conjunto entre a população e os agentes de saúde é fundamental para controlar o avanço da dengue em Arapongas e garantir a saúde e o bem-estar de todos.


FONTE: Redação
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://arapongasnews.com.br/.