Na última sexta-feira, dia 10, o secretário de Saúde de Arapongas, Carlos Eduardo Arruda, reuniu-se com equipes técnicas para discutir a viabilidade da implantação de um heliponto na Unidade II do Hospital Norte Paranaense (Honpar). A iniciativa visa otimizar a transferência de pacientes traumatizados, como vítimas de acidentes de trânsito, quedas de grandes alturas ou acidentes domésticos, atendidos pelo Serviço Aeromédico 09.
“A estratégia tem por objetivo melhorar o tempo de resposta no atendimento ao paciente, reduzindo os riscos à saúde, favorecendo a recuperação e minimizando os agravos”, destacou o secretário.
A reunião contou com a presença de importantes representantes do setor de saúde e emergência, incluindo Adriano Porfirio Piza, coordenador de Urgências do município; Marcos Laurentino, coordenador da Rede de Urgências Macronorte; Dr. Fernando Marques, superintendente médico; Dr. Alessandro Sella; Renata Kawka, coordenadora médica do SAMU Arapongas; Paulo Kummel, coordenador da Defesa Civil de Arapongas; além de Regina Becker e a enfermeira Samanta, representantes do Honpar.
A proposta do heliponto tem como foco principal oferecer suporte rápido e eficaz às emergências médicas, beneficiando diretamente a população da região. O projeto segue em análise para avaliação de viabilidade técnica e operacional.