Sabáudia fica sem videomonitoramento após fim de contrato com empresa Camerite

Por
2 Min

A cidade de Sabáudia está oficialmente sem o sistema de videomonitoramento, após o encerramento do contrato com a empresa Camerite, responsável pela instalação e operação das câmeras de segurança que monitoravam 71 pontos estratégicos do município. A desmontagem dos equipamentos começou na segunda-feira, 2 de junho.

De acordo com a empresa, a Prefeitura de Sabáudia optou por não renovar o contrato, encerrando assim uma parceria que incluía quatro câmeras do tipo LPR (Leitura de Placas de Veículos). Esses equipamentos eram integrados em tempo real com a Companhia Independente da Polícia Militar de Arapongas (CIA), auxiliando na identificação de veículos suspeitos e no combate à criminalidade.

Além de pontos internos da cidade, algumas câmeras também abrangiam trechos da rodovia próxima, aumentando o alcance da vigilância e servindo como ferramenta importante de prevenção e resposta rápida a ocorrências.

Até o momento, a prefeitura não divulgou nenhum posicionamento oficial sobre medidas que serão tomadas para substituir o serviço interrompido. Informações extraoficiais indicam que o município estaria avaliando adesão ao CISMEL (Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública), que chegou a instalar quatro câmeras em Sabáudia no passado. No entanto, segundo moradores, os equipamentos nunca funcionaram de forma efetiva ou não tiveram uso demonstrado publicamente.

A desativação total do sistema de videomonitoramento gera preocupação na comunidade local, especialmente diante do cenário atual em que a vigilância eletrônica tem se consolidado como um dos principais instrumentos de apoio às forças de segurança.

A população agora aguarda uma definição por parte do poder público sobre como será feita a continuidade ou reestruturação da vigilância na cidade, diante da lacuna deixada com a retirada dos equipamentos.
Assista ao vídeo explicativo do prefeito Hugo:

FONTE: Redação