A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), iniciou nesta quarta-feira (17) a entrega de órteses e próteses a pacientes do município que aguardavam em fila de espera. Os primeiros equipamentos foram entregues na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap).
A demanda foi apresentada ao prefeito Rafael Cita, que também é presidente do Cisvir, pelas vereadoras Meiry Farias e Simone Sponton.
Segundo o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda, que representou o prefeito na ocasião, o investimento é de aproximadamente R$ 50 mil.
“Nós tínhamos uma demanda represada de mais ou menos 40 pacientes necessitando de órteses e próteses. Esse recurso vem para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência física em nosso município”, destacou.
Arruda também ressaltou a importância da agilidade no atendimento:
“Não existia este serviço no âmbito municipal. Antes, era tudo feito pelo Governo Federal, mas o processo era demorado. Agora conseguimos dar mais celeridade. Já foram contemplados 10 pacientes com prótese transtibial, prótese de pé, andador, cadeira de rodas e prótese de articulação de joelho”, explicou.
As demais órteses e próteses devem ser entregues em breve, beneficiando todos os pacientes cadastrados.
📲 Quer acompanhar todas as notícias de Arapongas e região em primeira mão? Participe do grupo do WhatsApp do Arapongas News: clique aqui.