Arapongas é o primeiro município do Sul do Brasil a receber carreta do programa “Agora Tem Especialistas”

Unidade móvel oferecerá consultas, exames e diagnósticos voltados à prevenção do câncer de mama e do colo do útero

Por
3 Min

Arapongas é o primeiro município do Sul do Brasil a receber carreta do programa “Agora Tem Especialistas”
Divulgação/Ministério da Saúde

Arapongas é o primeiro município da Região Sul do Brasil a receber uma das carretas do programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal. A iniciativa busca reduzir as filas de espera por atendimentos médicos em todo o país, levando serviços especializados diretamente à população.

Em parceria com a Prefeitura de Arapongas, a carreta oferecerá consultas, exames e tratamentos com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, garantindo um atendimento completo e humanizado.

A unidade ficará estacionada por um mês na Estação Cultural Milene, e a solenidade de abertura está marcada para sexta-feira, dia 17, às 10h, com a presença de representantes do Ministério da Saúde, AGSUS, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 16ª Regional de Saúde de Apucarana, além de prefeitos e outras autoridades.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Arruda, a prioridade será atender a demanda existente na rede municipal e nos demais municípios da 16ª Regional. “O atendimento começa com o ginecologista, que já define se há necessidade de outros exames, como mamografia, para que a paciente saia com o diagnóstico completo”, explicou.

Os atendimentos serão realizados somente mediante agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A estimativa é de que cerca de 1.500 pacientes sejam atendidas durante o período em que a carreta permanecer na cidade.

Estrutura completa e atendimento humanizado

As equipes do programa são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado, atuando em locais com pouca oferta de serviços de saúde e em cidades-polo que recebem pacientes de municípios vizinhos.

Neste Outubro Rosa, 28 carretas do programa percorrem 21 estados e o Distrito Federal, com a meta de atender mais de 42,5 mil pacientes previamente agendadas e realizar 130 mil procedimentos — entre consultas, exames e biópsias. O investimento do Ministério da Saúde e da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AGSUS) é de R$ 18,9 milhões.

Procedimentos oferecidos

Entre os serviços disponíveis estão mamografia, ultrassonografia mamária bilateral, punção e biópsia de mama, colposcopia, ultrassonografia pélvica e transvaginal, além de exames anatomopatológicos.

A estrutura conta com consultório climatizado, sala de espera externa coberta e refrigerada, com capacidade para 60 pessoas, TV de 42 polegadas, bebedouro com água potável, sala de pequenos procedimentos e central de material esterilizado, garantindo conforto e segurança durante todo o atendimento.

📲 Quer acompanhar todas as notícias de Arapongas e região em primeira mão? Participe do grupo do WhatsApp do Arapongas News: https://chat.whatsapp.com/BrcJAnp2JI03tj8iWbDI5D


FONTE: Redação
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://arapongasnews.com.br/.