A Junta Militar de Arapongas informa que os jovens que completam 18 anos em 2026 já podem realizar o alistamento militar obrigatório, com prazo final até 30 de junho. O procedimento pode ser feito de forma totalmente on-line pelo site http://alistamento.eb.mil.br.
Segundo o secretário da Junta Militar, Matheus de Lima Marins, neste início de ano muitas pessoas têm procurado o atendimento presencial na sede da SESTRAN, o que tem provocado filas. Como ainda há tempo hábil, a orientação é que o processo seja realizado preferencialmente pela internet, garantindo mais comodidade e agilidade.
Em Arapongas, o alistamento masculino é destinado ao serviço militar no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana. Já o alistamento feminino, de caráter voluntário, é encaminhado para Curitiba.
De acordo com o Ministério da Defesa, o Serviço Militar Inicial Obrigatório (SMIO) para homens e o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF) para mulheres têm como objetivo compor os quadros das Forças Armadas e fortalecer a mobilização em defesa da soberania nacional.
O alistamento é obrigatório para todos os jovens do sexo masculino no ano em que completam 18 anos. Para as mulheres, a participação é opcional e segue as mesmas diretrizes de idade. Após o cadastro, os alistados passam por etapas de seleção, como entrevistas, exames médicos e testes físicos.
Quem deixar para depois do dia 30 de junho será considerado fora do prazo e ficará sujeito ao pagamento de multa.
A Diretoria de Serviço Militar reforça que o alistamento é gratuito e alerta para que o jovem não realize pagamentos para CPF de terceiros. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar diretamente a Junta Militar.
Junta Militar de Arapongas
Sede da SESTRAN – térreo
Rua Eurilemos, nº 530 – Centro
(43) 3902-1340
📲 Quer acompanhar todas as notícias de Arapongas e região em primeira mão?
Participe do grupo do WhatsApp do Arapongas News:
https://chat.whatsapp.com/BrcJAnp2JI03tj8iWbDI5D