O município de Arapongas será contemplado com uma unidade da Casa da Mulher Paranaense. A confirmação foi feita na terça-feira (24) pela secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
A solicitação para implantação da unidade foi entregue em mãos pelo prefeito Rafael Cita, durante visita da secretária à Prefeitura, no último dia 10.
Segundo Leandre, o governador autorizou a obra após o pedido formal do município. “A Casa da Mulher Paranaense é mais do que apenas uma obra, é um espaço onde as mulheres vão poder buscar oportunidades para prosperar”, destacou. Ela ressaltou ainda que o fortalecimento da mulher impacta diretamente no desenvolvimento da família e da sociedade.
O prefeito Rafael Cita comemorou a conquista e reforçou a importância do investimento para ampliar o cuidado e as oportunidades às mulheres araponguenses.
Lançado em março de 2025, o programa Casa da Mulher Paranaense é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI).
O projeto é destinado a municípios que possuam estrutura de Organismos de Políticas para as Mulheres, como Conselho e Fundo dos Direitos da Mulher.
A proposta vai além da estrutura física. A unidade será voltada à geração de oportunidades, qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo feminino. Também haverá foco na proteção, com ações de prevenção, conscientização, escuta inicial e encaminhamento para a rede especializada em casos de violência doméstica.
O espaço ainda deverá receber oficinas, palestras e diversas atividades direcionadas ao público feminino.
A implantação representa um avanço significativo nas políticas públicas voltadas às mulheres em Arapongas.
📲 Quer acompanhar todas as notícias de Arapongas e região em primeira mão? Participe do grupo do WhatsApp do Arapongas News: https://chat.whatsapp.com/BrcJAnp2JI03tj8iWbDI5D