A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (12) a aplicação da prova do Sistema de Avaliação Municipal de Ensino (SAME). Cerca de 8 mil alunos das escolas municipais já participaram da avaliação, enquanto aproximadamente 1.100 crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) devem realizar a prova no próximo dia 19.
Participam do SAME estudantes das 24 escolas da rede municipal de ensino, desde o Infantil 4 até o 5º ano do Ensino Fundamental. Segundo o secretário de Educação, Lino Batista de Oliveira, a avaliação tem caráter diagnóstico e não possui objetivo de atribuição de notas.
“A avaliação é aplicada às nossas crianças do Infantil 4 até o quinto aninho. É uma provinha que não tem a função de atribuir nota, mas sim de verificar os avanços e também as defasagens, ou seja, aqueles pontos que a gente precisa se dedicar mais para melhorar ainda mais a aprendizagem das nossas crianças no município de Arapongas”, explicou o secretário.
Ainda de acordo com Lino Batista, o SAME é aplicado em dois momentos do ano letivo: uma avaliação inicial e outra ao final do período escolar. “Nós realizamos, geralmente, uma prova de entrada e uma prova de saída, para ver como as crianças vão iniciar o ano e depois verificar também como elas estão saindo naquele ano letivo em nível de aprendizagem”, destacou.
O secretário também agradeceu o envolvimento de pais e profissionais da educação no processo. “Agradecemos aos pais e aos educadores de Arapongas pelo empenho em estarmos realizando essa atividade, visando a melhoria do nosso ensino e da aprendizagem das nossas crianças”, finalizou.
📲 Quer acompanhar todas as notícias de Arapongas e região em primeira mão? Participe do grupo do WhatsApp do Arapongas News: https://chat.whatsapp.com/BrcJAnp2JI03tj8iWbDI5D