A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN) e da Guarda Municipal (GMA), realizou no início da tarde desta segunda-feira (25) uma mobilização educativa voltada aos usuários de patinetes e ciclomotores elétricos.
A ação busca orientar principalmente adolescentes e jovens, público que mais utiliza os equipamentos para deslocamento até escolas e outras atividades diárias. Segundo o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, o objetivo é conscientizar os usuários sobre a utilização correta dos veículos, prevenindo acidentes e promovendo mais segurança no trânsito.
“Essa ação, que irá se estender ao longo da semana, busca orientar em especial os adolescentes e jovens que diariamente utilizam esse meio de locomoção para ir à escola ou em outras localidades. Nosso papel é orientar cada usuário sobre como utilizar o patinete de forma correta evitando acidentes”, destacou o secretário.
A Prefeitura reforça ainda que Arapongas possui legislação própria sobre o uso de patinetes elétricos. A Lei Municipal nº 5.450, publicada em 1º de outubro de 2025, estabelece diretrizes relacionadas à segurança, sustentabilidade e integração dos veículos com os demais meios de transporte da cidade.
Entre as exigências previstas na legislação, os patinetes elétricos devem possuir equipamentos obrigatórios de segurança, como indicador de velocidade, campainha e sinalização luminosa dianteira, traseira e lateral para uso noturno.
A iniciativa integra as ações educativas promovidas pela SESTRAN para incentivar um trânsito mais seguro e organizado em Arapongas.
📲 Quer acompanhar todas as notícias de Arapongas e região em primeira mão? Participe do grupo do WhatsApp do Arapongas News: https://chat.whatsapp.com/BrcJAnp2JI03tj8iWbDI5D